quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Um velho

- Porque empalideces, Solfieri? - A vida é assim. Tu sabes como eu o sei. O que é o homem? É a escuma que ferve hoje na torrente e amanhã desmaia, alguma coisa de louco e movediço como a vaga, de fatal como o sepulcro! O que é a existência? Na mocidade é o caleidoscópio das ilusões, vive-se então da seiva do futuro. Depois envelhecemos: quando chegamos aos trinta anos e o suor das agonias nos grisalhou os cabelos antes do tempo e murcharam, como nossas faces, as nossas esperanças, oscilamos entre o passado visionário e este amanhã do velho, gelado e ermo - despido como umcadáver que se banha antes de dar à sepultura! Miséria! Loucura!
- Muito bem! Miséria e loucura! - interrompeu uma voz. O homem que falara era um velho. A fronte se lhe descavara, e longas e fundas rugas a sulcavam: eram as ondas que o vendo da velhice lhe cavara no mar da vida... Sob espessas sombrancelhas grisalhas lampejavam-lhe olhos pardos e um espesso bigode lhe cobria parte dos lábios. Trazia um gibão negro e roto, e um manto desbotado, da mesma cor, lhe caía dos ombros.
- Quem és velho? - pergunta do narrador.
- Passava lá fora, a chuva caía a cântaros, a tempestade era medonha, entrei. Boa noite, senhores! Se houver masi uma taça na vossa mesa, enchei-a até as bordas e beberei convosco.
- Quem és?
- Quem sou? Na verdade fora difícil dizê-lo: corri muito mundo, a cada instante mudando de nome e de vida (...) Quem sou? Fui um poeta aos vinte anos, um libertino aos trinta - sou um vagabundo sem pátria e sem crenças aos quarenta.

AZEVEDO, Álvares de. Noite na taverna. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br

Ganhei esse texto de uma professora de português que eu não gostava, mas lembrarei dela não pelas impertinências, mas sim pela graça de me ter dado esse texto.

2 comentários:

Nathalia Lima disse...

Nossa Manu paara!!
to estudando esse texto na minha escola tbm!
nao aquento mais falar de escuma!!
=/

Manuela Ramos disse...

Eu já estudei ele, com a outra profª.
Achei muito legal ele e pus aqui. Beijos!!!